quinta-feira, 20 de maio de 2010

O JIU-JITSU BRASILEIRO COM SOBRENOME MOREIRA



O filho número quatro de D. Lurdes, nasceu ansioso, dentro de um taxi no inverno carioca de 61. Registrado como José Carlos Arsolino Moreira, sua estória de vida mescla-se com a difusão do Jiu-Jitsu brasileiro. Hoje, é personalidade renomada no esporte mundial sendo respeitado por seu vasto currículo como lutador de alto nível técnico e professor com estilo próprio.

Começou a praticar artes marciais aos três anos. Adulto, treinado pelos mestres Reylson Gracie e Pinduka, consolidou sua carreira na academia Atlântico Sul no Rio, onde debutou na produção de grandes campeonatos e popularizou-se como “Macaco” – dado a sua agilidade incomum com os pés durante a “luta de chão”. O apelido virou marca.

Aos 28 anos pensou ter realizado todos os sonhos do garoto criado na praia do Leme, mas o destino lhe reservava surpresas. O despontar do Jiu-Jítsu estendeu a parceria com os Gracie para os Estados Unidos e, assim, mudou-se para a California, em 92. Passou a responder como Joe Moreira, conquistando novos alunos e cativando mais admiradores.


Como todo imigrante, Joe passou por altos e baixos, e sua personalidade competitiva o levou a explorar novos caminhos. Lutou duas vezes o UFC® Ultimate Figthing Championship, em Las Vegas e ensinou defesa pessoal aos oficiais da Swat e do FBI. Luta por luta, acabou criando seu próprio espaço mundo afora.



O Jiu-Jitsu de Joe Moreira é um estilo e, para muitos, uma faculdade. Formou crianças, graduou faixas-pretas, criou campeões mundiais, fez florescer uma árvore de seguidores cujas técnicas “são atestadas no tatame” - afirma o professor que publicou dois livros e estrelou diversos vídeos-técnicos comercializados on-line.

Além de “casca-grossa”, Joe é um professor preocupado com a qualidade de ensino, pois prima pelo detalhismo em busca do melhor resultado. Fincou sua base, em Newport Beach, em Orange County, onde mora com a esposa Gisele e os filhos Joe Jr e Priscila. Fundou e preside a United States Federation of Brazilian Jiu-Jitsu e a Federação Californiana.




Joe mantém academias na Califórnia e em Maine, mas continua viajando pelos quatro continentes, apresentando seminários, promovendo e participando de campeonatos. No início deste ano, foi promovido à respeitável faixa coral, permitindo que, novamente, registrasse seu nome na história das artes marciais, mas desta vez como Grand Master Joe Moreira, 8th Dan de Jiu-Jitsu brasileiro.
* Materia publicada pela revista Brazil Explore em Janeiro 2010.

CAPOFLEX: A MALHACAO COM GINGA BRASILEIRA



Deixe o medo e a timidez para trás. Procure exercitar com determinação o seu corpo e a sua mente. Concentre-se. Escute a música, sinta os seus movimentos, compreenda o funcionamento do seu corpo e divirta-se. Estas são as únicas exigências ao praticante da Capoflex, o novo estilo de aeróbica com “jeitinho brasileiro” que promete estourar no mercado do video-aula norte americano.

Idealizada para difundir mundo afora os benefícios do treinamento da capoeira para qualquer pessoa, inclusive atletas, a Capoflex foi criada pelo capoeirista Eric Marinho, baiano, radicado nos Estados Unidos há dez anos. Em parceria com os produtores Lamarr Williams e Rick Watson, Eric adaptou movimentos e golpes da capoeira à aeróbica, de forma acessível e de fácil execução. O jovem empreendedor conta que a Capoflex é a realização do sonho de oferecer ao público uma malhação flexível sem dissociá-la da sua raiz que é a capoeira. “A Capoflex é um estilo brasileiro de exercício aeróbico” - afirma.

Alma da capoeira, a ginga é o movimento básico da Capoflex e que dita o ritmo da aula. Nos 50 minutos de intenso treinamento corporal, o praticante trabalha os grandes grupos musculares, queimando de 500 a 850 calorias. Já aos quinze primeiros minutos a respiração já está acelerada e um forte calor percorre o interior do seu corpo.

Apesar de parecer árduo, é possível manter a sincronia da coreografia com segurança e sem a exigência de habilidade aprimorada. Para tanto, a estrutura da aula é dividida em três partes ininterruptas: aquecimento, introdução a ginga e o trabalho aeróbico principal: uma sequência contínua de socos e chutes, como a meia–lua, a bênção e o martelo. Os membros superiores e inferiores são trabalhados ativamente, enfatizando, a flexão abdominal – ideal para acabar com as gordurinhas localizadas e obter uma barriga-tanquinho. Os exercícios de resfriamento corporal apontam para o fim da aula que é concluída com um revigorante alongamento.

A Capoflex é sem contra-indicação e destinada a jovens e adultos, desde que realizem prévia avaliação física. Os DVDs custam $12,99 e são comercializados no site www.capoflex.com. Os exercícios podem ser realizados em espaços suficientes para a livre movimentação dos braços e pernas. Use roupas leves e confortáveis. Tennis, se preferir. Não se alimente antes da ginga começar, mas depois, beba bastante água.

* Materia publicada pela revista Brazil Explore em 2009.