
O filho número quatro de D. Lurdes, nasceu ansioso, dentro de um taxi no inverno carioca de 61. Registrado como José Carlos Arsolino Moreira, sua estória de vida mescla-se com a difusão do Jiu-Jitsu brasileiro. Hoje, é personalidade renomada no esporte mundial sendo respeitado por seu vasto currículo como lutador de alto nível técnico e professor com estilo próprio.
Começou a praticar artes marciais aos três anos. Adulto, treinado pelos mestres Reylson Gracie e Pinduka, consolidou sua carreira na academia Atlântico Sul no Rio, onde debutou na produção de grandes campeonatos e popularizou-se como “Macaco” – dado a sua agilidade incomum com os pés durante a “luta de chão”. O apelido virou marca.
Aos 28 anos pensou ter realizado todos os sonhos do garoto criado na praia do Leme, mas o destino lhe reservava surpresas. O despontar do Jiu-Jítsu estendeu a parceria com os Gracie para os Estados Unidos e, assim, mudou-se para a California, em 92. Passou a responder como Joe Moreira, conquistando novos alunos e cativando mais admiradores.

Como todo imigrante, Joe passou por altos e baixos, e sua personalidade competitiva o levou a explorar novos caminhos. Lutou duas vezes o UFC® Ultimate Figthing Championship, em Las Vegas e ensinou defesa pessoal aos oficiais da Swat e do FBI. Luta por luta, acabou criando seu próprio espaço mundo afora.
O Jiu-Jitsu de Joe Moreira é um estilo e, para muitos, uma faculdade. Formou crianças, graduou faixas-pretas, criou campeões mundiais, fez florescer uma árvore de seguidores cujas técnicas “são atestadas no tatame” - afirma o professor que publicou dois livros e estrelou diversos vídeos-técnicos comercializados on-line.


* Materia publicada pela revista Brazil Explore em Janeiro 2010.
Joe Moreira
ResponderExcluirgde atleta
gde filho
gde pai
referência para mim
sucesso
Bela reportagem