A Jornada do GreenCard rumo à vida
Todos os anos milhares de brasileiros passam por um longo percurso burocrático, dentro e fora dos Estados Unidos, para conseguirem viver legalmente com seus noivos ou cônjuges. São homens e mulheres, pais ou não, que durante meses procuram adequar-se às rígidas exigências do sistema de imigração norte americano para terem seus vistos aprovados, e finalmente, imigrarem. Aliado à isso, o casal aplicante ainda tem que lidar com a jornada emocional causada pela soma de várias situações, tais como a dificuldade processual, duração do caso, suporte financeiro, e em muitos casos, a separação física.
Segundo especialistas, um visto de imigração com base familiar cujo beneficiário está fora dos Estados Unidos, leva de seis meses a um ano para ser analisado e concluído, sem qualquer garantia de que será aprovado. O cidadão americano, assim como seu cônjuge estrangeiro, deve comprovar diversos aspectos legais, morais, profissionais, econômicos e, sobretudo, a veracidade de seus relacionamentos. Portanto, se você preza a privacidade e discrição, é provável que não seja o perfil ideal para encarar esta situação.
Aguardando prosseguir com a vida, os estrangeiros que moram em seus países de origem, passam a viver um turbilhão de emoções. Ao longo do processo, muitos não encontram seus parceiros com freqüência, outros simplesmente não os encontram e passam a esperar pelo dia em que os reencontrarão. Uns são independentes financeiramente, outros não. Alguns entram em depressão e renegam seu cotidiano, o que é compreensível quando nos imaginamos tendo parte de nossos sonhos e vontades atravancados por um sistema burocrático invasivo, externo aos nossos planos e alheios às nossas vidas.
Outros ignoram a dor buscando viver normalmente, trabalhando, estudando, procurando pensar menos na questão do visto e mais na vida pós greencard. Mas não é fácil. Podemos passar 12 horas ocupados, mas certamente, haverá um sentimento de vazio no fundo do peito, que nos fragilizará e nos amedrontará quando nos apercebermos de que nossos parceiros, não estão em casa, não estão no mesmo bairro, não estão por perto. Eles estão em outro país. Bem longe.
Uma forma de minimizar a dor da separação e o tempo de ação, é buscando ajuda especializada para o trâmite do processo. Quem busca os serviços de um escritório de advocacia, está optando pela garantia de um trabalho responsável, profissional, ágil e eficiente, em acordo com a legislação específica, principalmente, para casos mais complexos, como deportados e vistos temporários cancelados. Mas, de forma alguma, a representação legal deve significar, simplesmente, delegar ao advogado a responsabilidade de ação e condução do seu processo.
Uma das maiores "dores de estômago" para os aplicantes é a falta de conhecimento sobre seus casos. O estrangeiro, assim como seu peticionário, deve colher o máximo de informações que for possível antes e durante o processo. É imprescindível que estejam atentos a todas as etapas do processo, mesmo que tenham especialistas lidando com seus casos. Afinal, qualquer empecilho pode tornar o processo ainda mais moroso.
Como exemplo, cito a má comunicação entre cliente e advogado e vice-versa, que normalmente ocorre pela barreira do idioma, falta de objetividade e compromisso do profissional. Lembre-se de que são muitos formulários a preencher e documentos a apresentar. Qualquer informação mal prestada ou incorreta pode decorrer em um atraso de pelo menos 15 dias no manuseio da documentação entre cliente estrangeiro, advogado, e nos escritórios de serviços de imigração – USCIS e o NVC.
A verdade é que advogados de imigração trabalham com diversos casos simultaneamente e muitas vezes a rotina diária acaba por instaurar uma ordem de atendimento. Portanto, é importante ter o controle do trâmite do seu processo, buscando tornar seu advogado, seu parceiro para que juntos possam tornar a jornada do visto num processo prático, objetivo, e acima de tudo, ágil.
Existem vários sites e fóruns específicos sobre imigração, tais como Visa Journey.com, Imigrar. Com, USCIS.com. Neles podem ser encontradas diversas informações sobre a legislação, o processo, bem como encontrar "companheiros" de processo que passam ou já passaram pela mesma situação e procuram compartilhar suas informações, suas estórias e seus pensamentos, não somente para informar, mas também para oferecer conforto emocional, que é o que se mais precisa quando vivemos a experiência da jornada pelo greencard, rumo à continuação da vida.
A minha jornada durou: 970 dias aguardando a hora certa de dar entrada nos papéis e mais 240 dias de processo. Já pensou...
Nenhum comentário:
Postar um comentário