domingo, 26 de abril de 2009

A Ioga do inferno... no melhor dos sentidos.

"Auto confiança é a característica mais sexy em uma mulher". frase escrita por Aimee Mullins (atriz, modelo e paraatleta olímpica ) e estampada na porta do banheiro do estúdio de Bikram´s Yoga, em Costa Mesa.




Parece que foi ontem que entrei pela primeira vez no estúdio de Bikrams Yoga The Camp, em Costa Mesa, California. Uma jovem brasileira, 25 anos, pouco fluente em inglês, sem responsabilidade com nada a não ser conhecer, investigar, explorar a vida morando em outro país. Foi assim que, há cinco anos, encontrei Patrice Simons, instrutora dessa "hot yoga", proprietária do estúdio, e quem me apresentou ao meu próprio corpo.


Me apaxonei pela arte à primeira vista. Passei a frequentar as aulas de 16:30 e, frequentemente, participava do desafio "60 days" que era praticar ioga durante sessenta dias, sem intervalos. Me viciei. Taugh, I know! Eu posso garantir, não foi mole.



São duas séries de 26 posturas e dois exercícios respiratórios executados durante 90 minutos. Os movimentos variam entre equilíbrio, flexibilidade, compressão e respiração dentro de uma sala aquecida à 44 graus (já imaginou!..), o que, segundo os especialistas, permite um aquecimento mais profundo dos músculos e, assim, a melhor execução.



O suor é inevitável. Aliás, muito suor. Durante a aula, os praticantes transpiram continuamente. E, talvez, esta seja a melhor de todas as sensações que temos ao longo da aula. Apesar de não ser exigência, a flexibilidade também melhora. No meu caso, a mistura de calores externos e internos me proporciona ir além do que eu acreditava ser a minha máxima capacidade física.
"Motivation, determination, Focus" - palavras do instrutor.

Como os próprios instrutores mencionam: "a cada dia, uma nova sensação, um melhor resultado, um corpo diferente". E é isso mesmo que sinto: meu corpo a cada dia, a cada aula, responde de maneira diferente ao esforço físico e isso desperta a vontade de superação. Enquanto executo um movimento, estou ali, de frente para o espelho, concentrada em mim mesma (e não mais no que há em volta), explorando cada detalhe do próprio sistema, sentindo o suor deslizar sobre minha testa, e vendo meu corpo inteiro brilhar como se fosse uma estátua de cera.


Bikram´s Yoga é um estilo que leva o nome de seu criador Bikram Choudhury, indiano, renomado estudioso, mentor espiritual de diversas celebridades e empresário bilionário.Muito conhecido nos Estados Unidos, mas criticado como Mr. Mc Yoga (referência a potência de mercado Mc Donalds´) por franquear uma arte milenar. Controvérsias à parte, Bikram de fato desenvolveu um programa de exercícios inovador e eficiente cujos resultados são cientificamente comprovados. Ou seja, não há como negar, os benefícios estão ali, disponíveis à qualquer um, de qualquer idade, à qualquer tempo.


Depois de um break de três anos, hoje estou feliz por voltar a praticar bikram´s yoga, na California, no mesmo estúdio e orientada espiritualmente pela Patrice. Hoje já não sou tão garotinha, mas ainda sim continuo a obter o melhor de mim, todos os dias. Adooro. Nunca mais vou parar de praticar yoga, because it is never too late nor too old to get healthy.



Nenhum comentário:

Postar um comentário